estigmatismo de direita

Hoje acusaram-me de ser "de esquerda" (ainda por cima miope)pela primeira vez. É natural até porque já chamei liberais a umas quantas pessoas, mas vital para mim pois acredito que a imagem que os outros têm de nós também nos define. Nunca me tinha pensado desta forma tão concisa, embora já tivesse reparado que a minha opinião coincide em vários pontos com a dita esquerda. A parte que me ofendeu foi terem associado a minha opinião (pessoal) a alguns países ditos comunistas de forma a menosprezar um ponto de vista. A minha ideologia caros Srs, vem dos meus pais e avós, que me ensinaram o valor da solidariedade e do humanismo, da minha formação académica, que me mostrou de que forma os interesses humanos podem ser dúbios e desonestos, e da minha maneira de ser que se recusa a abandonar o sonho e a utopia, mas uma que caibam todos. Se é de esquerda, então como diz o outro já sei por onde não ir.